Slika:Palácio Marquês de Pombal - Oeiras - Portugal (38259487005).jpg

Izvorna datoteka(3.264 × 2.448 točk, velikost datoteke: 4,65 MB, MIME-vrsta: image/jpeg)


Povzetek

Opis

O Palácio dos Marqueses de Pombal (PMP), parte integrante da antiga Quinta de Recreio da Casa Pombal, foi edificado no século XVIII, junto à Ribeira da Laje e no centro histórico de Oeiras, constituindo um património cultural de grande valor histórico, arquitetónico, artístico e paisagístico, que é propriedade do Município de Oeiras.

A singularidade deste edifício, bem como dos seus jardins e terraços envolventes, entre os quais se destaca a denominada Casa da Pesca e a Cascata, estas localizadas na Quinta de Cima, conduziram à sua classificação em 1940 como Monumento Nacional, classificação esta que perdura por força do disposto no Decreto n.º 39 175, publicado no Diário do Governo, 1ª série, n.º 77, de 17 de Abril de 1953.

O Palácio dos Marqueses de Pombal permanece como um testemunho da personalidade de Sebastião José de Carvalho e Melo, que pretendeu transformar toda esta área num espaço cultural de cariz profano, interligando num mesmo programa casa e jardins (LEITE; 1988, pp. 115, 200-201).

É na segunda metade do século XVIII que os edifícios, até então existentes na quinta, são objeto de profundas alterações e ampliações, associadas a uma campanha decorativa (azulejaria, estuques, frescos, conjuntos escultóricos) determinante para a valorização como Monumento Nacional do Palácio e Jardins dos Marqueses de Pombal.

No mesmo período, para além da intervenção “monumental”, o Marquês de Pombal e Conde de Oeiras leva a cabo uma exemplar estruturação funcional da sua propriedade, sustentada por um plano global integrador, o que viria a fundamentar o processo em curso para a classificação patrimonial do conjunto restante da quinta.

Sebastião José de Carvalho e Melo pretendeu criar, não apenas mais uma quinta de recreio nos arredores de Lisboa que servisse os seus interesses culturais e eruditos, mas também uma exploração agrícola modelo (MATOS, 1989, pp. 367-369).

Tratando-se de um dos mais importantes testemunhos da herança Pombalina, a sua fruição pelo público em geral é um imperativo cultural, histórico e estratégico do Município pretendendo afirmar a vivência da época pombalina como um distintivo turístico-cultural diferenciador do território concelhio. <a href="http://www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/MonLugHist/Paginas/PalacioseQuintas.aspx" rel="nofollow">www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/MonLugHist/Paginas/Palac...</a>
Datum
Vir Palácio Marquês de Pombal - Oeiras - Portugal 🇵🇹
Avtor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Lokacija fotoaparata38° 41′ 32,74″ S, 9° 18′ 52,65″ Z Kartographer map based on OpenStreetMap.Ta in druge slike po lokaciji: OpenStreetMapinfo

Licenca

w:sl:Creative Commons
priznanje avtorstva deljenje pod enakimi pogoji
Dovoljeno vam je:
  • deljenje – reproducirati, distribuirati in javno priobčevati delo
  • predelava – predelati delo
Pod naslednjimi pogoji:
  • priznanje avtorstva – Navesti morate ustrezno avtorstvo, povezavo do licence in morebitne spremembe. To lahko storite na kakršen koli primeren način, vendar ne na način, ki bi nakazoval, da dajalec licence podpira vas ali vašo uporabo dela.
  • deljenje pod enakimi pogoji – Če boste to vsebino predelali, preoblikovali ali uporabili kot izhodišče za drugo delo, morate svoj prispevek distribuirati pod enako ali združljivo licenco, kot jo ima izvirnik.
To sliko je prvotno objavil Portuguese_eyes na strani https://flickr.com/photos/21446942@N00/38259487005 v Flickru. 16. aprila 2019 jo je pregledal robot FlickreviewR 2 in potrdil, da je bila tam na razpolago pod licenco cc-by-sa-2.0.

16. aprila 2019

Napisi

Dodajte enovrstični opis, kaj ta datoteka predstavlja

Predmeti, prikazani v tej datoteki

motiv

29. marec 2017

iPhone 6 angleščina

38°41'32.737"N, 9°18'52.650"W

Zgodovina datoteke

Kliknite datum in čas za ogled datoteke, ki je bila takrat naložena.

Datum in časSličicaVelikostUporabnikKomentar
trenutno06:08, 16. april 2019Sličica za različico z datumom 06:08, 16. april 20193.264 × 2.448 (4,65 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

Datoteka je del naslednje 1 strani slovenske Wikipedije (strani drugih projektov niso navedene):

Metapodatki